Oi Pessoal

Estamos de volta , o outro blog acabou o espaço , mais enfim a vida continua e as notícias também kkkkk , a lorena esta com 1 ano e oito meses , andando de um lado para o outro segurando nas cadeiras, mesa e sofas kkkk, abre gavetas , bolsas e tira tudo para fora kkkkkk, fala vovó o tempo todo , esta uma graça , hoje no Instituto Ápice Down 01-12-2011 os pilotos da Fórmula Truck foram lá , deram bonés , tiramos fotos , as crianças foram filmadas e iram aparecer na band esporte neste sábado , todos ligadinhos viu . Site Ápice Down - Institutoapicedown.org/site

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

01-02-2012 2 anos de LORENA !

Minha filha linda completa 2 anos de vida , hoje venho escrever a você que tem um bebê com sindrome de Down , quero falar  que seu filho ( a ) é muito maior que a sindrome de Down , que ele é um ser igual a qualquer outro e pode todas as coisas . Sei que a notícia não é fácil de receber , mais também não podemos nos fixar nela , temos uma vida inteira pela frente e posso afirmar a vocês que a vida será simplesmente maravilhosa , vamos olhar as pessoas como únicas e não destribui-las em comuns e downs , cada um de nós somos diferentes , cada rosto diferente e tudo dará certo . Deus fala que ao homem , será dada uma só vida (Bíblia) , vamos vive-la com felicidade e procurar não olhar para os outros com diferenças que não nos leva a nada .  Mais um ano se passou e hoje tenho minha linda menina tão sonhada , coloquei uma foto em minha Bíblia de uma menina loira de olhos claros e assim Deus me mandou a Lorena igualzinha , perfeita , linda, desde pequena já ajuda muitas vidas através deste blog , gostaria de agradecer a JESUS CRISTO , meu pai , meu amor , meu ar, a vida da minha Lorena ,obrigada senhor por me tornar uma mulher melhor , com um caracter segundo a sua palavra , minha filha é minha grande incentivadora e me mostra a cada dia que tudo é possível .

LORENA , MAMÃE TE AMA MUITO E VOCÊ É UM MILAGRE DE DEUS , NUNCA SE ESQUEÇA !

bjs ERIKA IAROPOLI

Calendário Ápice Down

Conta Itau
agência 8831
conta 00576-7

Banco do Brasil
 agência 1231-9
 conta corrente 1001231-1

Pessoal segue a conta para a compra dos calendários Ápice Down , mandem por email o valor depositado , quantos calendários e o endereço para que eu mande pelos correios . erika.iaropoli@gmail.com  .

beijos ,

Erika Iaropoli

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Prof Jose Pacheco - Portugual em Brasília !

O Cetrex/jk tem o prazer de informar que nos dias 27,28 e 29 de janeiro de 2012, teremos o prazer de receber na Pós-graduação de abordagem interdisciplinar em Síndrome de Down o ilustre professor José Pacheco da ESCOLA DA PONTE.
Iremos abrir as inscrições para interessados, como curso de extensão com direito a certificado.
Maiores informações, entrar em contato com :

NADJA QUADROS :61 -91115717
Erika  Iaropoli (61) 9112-0971

sábado, 21 de janeiro de 2012

Dia de bolo !

Oi pessoal , hoje levei meus filhos a um aniversário , foi ótimo , eles adoraram , a Lolo comeu doce mais do que deveria ,  não gosto de deixa-la comendo doce e nem pode , engorda eu regulo tudo , mais hj não deu , ela deixo comer um pouco de doce para sentir o gosto das coisas,  os meninos até 2 anos não comiam mesmo , ela brincou , andou para um lado para o outro , conseguiu rasgar a meia calça kkkk , tava linda de festido azul, sapato de laço , meia calça , xuxinha no cabelo , parecia uma boneca . Conversei com umas pessoas por lá , teve um senhor que falou , nossa achei legal vc ter falado que sua filha era down kkk ai eu falei para ele , ser Down ou não, isso não influência na minha vida , ela é uma criança que nem as outras , faz tudo que qualquer criança faz , ele  falou que só acha uma judiação deixarem downs casarem , xi ele falou com a pessoa que mais defende o casamento deles , ai logo perguntei pq ? ele me disse que eles são puros ,  logo falei  que minha filha vai casar com quem ela quiser , afinal ela ama também, é uma pessoa , tem sentimentos , claro que eu vou ajuda-la sempre , mais já peço a Deus pelo esposo da minha Lorena , que Deus mande uma pessoa abençoada para ela . Eu disse para ele, que as pessoas são muito engraçadas , olham o que está por fora das pessoas e não o que está dentro , dei o exemplo de uma pessoa com deficiencia intelectual e sem cara sindrômica , são aceitas pela sociedade super bem e os downs só por terem os olhos puxadinhos já são excluidos , falei que Lorena veio pra mudar minha vida , quando em perguntam se ela vai casar , logo respondo pq não haveria de casar uma menina de olhos azuis loira , bonita , claro que ela vai casar , tem tanta gente feia ai casando pq ela não haveria de arrumar alguem  , para cada panela tem sua tampa , o melhor é o seguinte , Deus fala que o futuro a ele pertence, pq tanta gente pensa lá na frente , gente é muito sofrimento para uma pessoa, pensar lá na frente , olhe para o hoje , viva o hoje , seja feliz hoje e o resto Deus cuida ,isso é um método de mostrar que Deus está no controle sempre .

Beijos
Erika  Iaropoli

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Fotos do Calendário Ápice Down 2012

Lorena Iaropoli

Ana Beatriz Quadros

Calendário Ápice Down 2012 !!!

Oi pessoal , então estamos a todo vapor para abrir o Ápice Down , ontem foi a reunião para discutirmos o ano de 2012 , temos que aumentar os atendimentos , precisamos de mais gente para trabalhar só assim podemos colocar o pessoal da fila de espera no Ápice . Como é difícil ver tanta gente precisando e as vezes nos sentimos inutil sem poder ajudar , mais creio que Deus pode todas as coisas e irá fazer um milagre . Bem pessoal , peço as pessoas que olham o blog da minha Lorena  que nos ajude comprando calendários  o preço é R$15,00 ( quinze reais ) cada um . Quem se interessar por favor me mande um email erika.iaropoli@gmail.com, segue o nosso número da conta , mandamos para todo o Brasil , pelos correios .Muito obrigada pela antenção de todos e  adquirindo um calendário vc estará ajudando uma pessoa com sindrome de Down.

 Conta Itau
agência 8831
conta 00576-7

Banco do Brasil
 agência 1231-9
 conta corrente 1001231-1

Beijocas a todos
Erika Iaropoli

sábado, 14 de janeiro de 2012

Vacina , super importânte para seu bebê .

Lorena com febrinha hoje , o dó , tomou duas vacinas ontem sexta dia 13-01-2012 , Hepatite A e Varicela ( catapora ) . Vai começar na escolinha tem que ir vacinada né .
 
14-01-2012
Erika Iaropoli

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Festa do dia das crianças outubro 2011 -BLOOMP


Festa na casa de Festa Bloomp - asa norte / Brasília - Fotógrafa Kátia !

Ápice Down ! 14-01-12

     Bem Ápice a todo o vapor e ficando lindo para cada um que irá usar nossos serviços , hoje fui lá com Nadja e colocaram as divisórias , ficou lindo , já colocamos td no lugar e agora só falata mesmo o ar na parede e então tudo ficará prontinho para receber nossos pequenos e nossos grandinhos . Depois irei colocar fotos do novo Ápice , agora tem quadra de futebol , parque para as crianças , vários brinquedos , bem legal .

PRECISAMOS  Por Favor!
   
     Quem puder nos ajudar, precisamos contruir uma piscina para atender mais crianças na hidroterapia , se tiver alguém dono de empresa de piscina e quiser nos ajudar será uma benção para nós !        Entrar em contato com   (61)  8102-1015 . A piscina tem que ser coberta e a água não pode ser gelada nem muito quente .

Obrigada , 
Erika Iaropoli

Site Ápice : institutoapicedown.org/site

Refletir ...

Oi estava aqui pensando com meus botões como sempre kkkk e parei para refletir , vs já pensaram que temos a felicidade em pessoa em nossas casas e poucos tem este previlégio , como é bom poder olhar para cada carinha aqui e ver a alegria o amor a vida é boa demais, Deus nos presenteo , muitos olham lá na frente e eles só querem nos dizer : mamãe  e papai ,olhe para o hoje a felicidade está aqui e as vezes não percebemos isso .

bjs Erika Iaropoli

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Novo Local do Ápice Down !

Pessoal novo endereço do Ápice Down - DF
Praça Canário Quadra 106 ( depois da UNIPLAN Faculdade )
Metro Central de Águas Claras
AV Castanheiras
Tel : 9112-0971 / 8102-1015 /3347-1380
 
Vai abrir na primeira semana de Fevereiro 2012 !
Dia 06-02-12
 
Será um prazer em tê-los por lá .
 
Att,
 
Erika Iaropoli

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Reflexão de hoje 09-01-12

        Então hoje conversei pelo telefone com uma super mamãe a Valéria , as filhas dela são lindas , conversamos bastante sobre o desenvolvimento das nossas meninas e falamos sobre vários métodos , penso muito sobre nossas ansiedades como pais ,  queremos abraçar o mundo , falo por mim mesma quantas x ficava pensando como seria o próximo passo na vida da Lorena , hoje acho que sou mais calma, tenho vontade de conhecer alguns métodos mais hoje td com calma , penso mais , falo muito com Deus para que minha Lolo tenha uma vida feliz , começo a ver as diferenças em cada pessoa Down e como são parecidas com a gente , afinal todos somos diferentes  , um gosta mais de uma coisa, outro de outra coisa e assim é ,  penso em o pq criamos tantas expectativas nos nossos filhos com SD muito mais que nos outros comuns , será que pode ser a não aceitação ? São tantas perguntas que me faço , penso em deixar para lá (os pensamentos intensos ) e viver a vida como se fosse o último dia ,pois a vida é  linda e passageira que quero viver com minha menina cada minuto e curtir suas caras e bocas que me alegram o fundo da alma , tenho procurado passar isso para  os outros a calma no coração a grandiosidade do espirito , somos muito maior que essa capa que usamos, isso falo com meus meninos todos os dias e procuro passar para eles que somos iguais , não devemos ter preconceitos de raça de rosto de qualquer forma  .
       Valéria , adorei o papo com vc, pois gosto muito de trocar experiências com pais, como isso nos engrandece . Quando a Lorena nasceu eu descobri meu papel na terra, que é poder ajudar ao próximo , ou seja : no Ápice Down , ou em Maternidades ,ou por telefone com pais, escolhi minha profissão de ENFERMEIRA que é a paixão da minha vida , o ato de ajudar nos faz melhor . LORENA , obrigado por ter me dado a vida , isso mesmo, vc me deu a vida , uma vida verdadeira .

beijo a todas

Erika Iaropoli

sábado, 7 de janeiro de 2012

Uma mensagem para todos .... Deus pode todas as coisas , só ele !

O cirurgião que encontrou a Jesus NO CORAÇÃO DE UMA CRIANÇA ! 
-Amanhã de manhã eu vou abrir o teu coração. Explicava o cirurgião para uma criança.

E a criança o interrompeu:
-Você encontrará Jesus ali?
O cirurgião olhou para ela, e continuou:
-Eu vou cortar uma parede do teu coração para ver o dano completo.
-Mas quando você abrir o meu coração, encontrará Jesus lá? A criança voltou a interrompê-lo.
O cirurgião se voltou para os pais, que estavam sentados em silêncio.
-Quando eu tiver visto todo o dano causado, planejaremos o que fazer em seguida, ainda com teu coração aberto.

-Mas você encontrará Jesus em meu coração? A Bíblia diz claramente que Ele mora ali. Todos que acreditam Nele dizem que Ele vive ali...
Então você vai encontrá-lo no meu coração!

O cirurgião pensou que era suficiente e lhe explicou:

-Após a operação, te direi o que encontrei em teu coração, de acordo?
Eu tenho certeza que encontrarei músculo cardíaco danificado, baixa resposta de glóbulos vermelhos, e fraqueza nas paredes e vasos. E, além disso, eu vou concluir se posso te ajudar ou não.

-Mas você encontrará Jesus ali também? É sua casa, Ele vive ali, sempre está comigo.


O cirurgião não tolerou mais os comentários insistentes e se foi. Em seguida, ele se sentou em seu consultório e começou a gravar seus estudos prévios para a cirurgia: aorta danificada, veia pulmonar deteriorada, degeneração muscular cardíaca massiva. Sem possibilidades de transplante, dificilmente curável.

Terapia: analgésicos e repouso absoluto.

Prognóstico: fez uma pausa e em tom triste disse:
-Morte nos primeiros anos de vida.
Então, parou o gravador.
Mas tenho algo a mais a dizer:
-Por quê? Perguntou em voz alta.
Por que acontecer isso com ela? O Senhor a colocou aqui, nessa dor e já a havia condenado a uma morte precoce. Por quê?

De repente, Deus, nosso Criador respondeu:
O menino, minha ovelha já não pertencerá a teu rebanho, porque ele é parte de mim e comigo estará por toda a eternidade. Aqui no céu, em meu rebanho sagrado, já não terá nenhuma dor, será consolado de uma forma inimaginável para ti ou para qualquer outra pessoa. Seus pais, um dia, se unirão com ele, conhecerão a paz e a harmonia juntos em meu reino e meu rebanho sagrado continuará crescendo.
O cirurgião começou a chorar muito, mas sentiu ainda mais raiva, não entendia as razões. E replicou:

-Tú criastes este menino, e também seu coração para quê? Para que morresse em poucos meses?
O Senhor lhe respondeu:
-Porque é tempo de regressar ao seu rebanho, sua missão na terra já se cumpriu. Há alguns anos atrás enviei uma ovelha minha com dom de médico para que ajudasse a seus irmãos, mas com tantos conhecimentos na ciência se esqueceu de seu Criador.
Então enviei outra de minhas ovelhas, o menino enfermo, não para perdê-lo, e sim para que a ovelha perdida há tanto tempo, com dotes de médico volte para mim.
Então o cirurgião chorou e chorou inconsolavelmente.

Dias depois, após a cirurgia, o médico sentou-se ao lado da cama do menino, enquanto seus pais estavam a frente do médico.

O menino acordou e murmurando rapidamente perguntou:

-Abriu meu coração?
-Sim. Disse o cirurgião.
-O que encontrou? Perguntou o menino.

Tinha razão, reencontrei Jesus ali.

Deus tem muitas maneiras diferentes para que você volte para o seu lado.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

art amadurecendo com amor -blog


Probabilidade

A chance de uma criança nascer com síndrome de Down no mundo é de 1 para 1000 nascidos. Em 100% dos casos, os bebês nascem com algum comprometimento intelectual. Importante levar em conta a idade dos pais. Quanto mais velho ou mais jovem o casal, maior a probabilidade de o filho nascer com a síndrome.

Com quanto tempo de gestação se descobre a síndrome?

Por ser uma alteração genética, é possível descobrir se o feto tem Síndrome de Down antes do parto. Durante a gravidez, o diagnóstico pode ser feito entre a 8ª e 9ª semanas, por avaliação citogenética (constituição genética das células), ou entre a 12ª e 13ª semanas por amniocentese (análise do líquido amniótico). Estes exames são realizados em consultório e levados para análise em laboratório. Já se os pais optaram pela fertilização in vitro, é possível descobrir se o embrião tem a trissomia antes mesmo de ser colocado na barriga da mãe.

Estes exames não são obrigatórios durante o pré-natal. O obstetra pode sugeri-los em famílias de risco, quando a mãe tem idade avançada, quando há outros casos de cromossomopatias ou então quando o ultrassom indica algumas alterações características, que podem ser identificadas entre a 6ª e 8ª semanas.

A dosagem hormonal da mãe também pode indicar alguma alteração no feto. Neste caso, é necessário iniciar uma investigação mais específica, já que apenas 30% das mães com alterações hormonais têm fetos com algum tipo de problema.

Existem diferentes níveis da síndrome?

Não, apenas existem indivíduos diferentes entre si, assim como todos nós. O que determina as diferenças, além do padrão genético, são os estímulos do ambiente em que a criança se desenvolve.

A nutrição, vacinação e educação também têm participação na qualidade de vida da criança com Down, assim como as atividades físicas.

A alimentação merece uma atenção especial, já que o intestino grosso destes indivíduos é mais longo e funciona mais devagar, absorvendo mais nutrientes. As pessoas com Síndrome de Down precisam de alimentos que ajudem o desenvolvimento neural, como peixes com ômega 3 e oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas.

Além disto, eles precisam de minerais e dois metais, cobre e zinco, que podem ser encontrados em carne, ostras e outros alimentos. As crianças com Down não devem ser vegetarianas. Procure oferecer carne de animais jovens, como vitela, e alimentos frescos, sem muitos conservantes.

Como é o desenvolvimento físico da criança com Down? No que ela é diferente?

O desenvolvimento é diferente das crianças comuns, mas segue características próprias da síndrome. Atualmente, existe uma lista de padrões próprios para estas crianças. É importante que o pequeno siga as curvas de peso, padrões e desenvolvimento próprios. Quando ele não se encaixe nestes padrões, é necessária uma investigação mais precisa, seja ela óssea, de estatura ou neurológica.

As mulheres com mais de 40 anos têm mais chances de ter um filho com síndrome de Down?

Sim, assim como aquelas que engravidam com menos de 18 anos. Aos 49 anos da mulher, por exemplo, as chances de ter um filho Down é de 1 para 100.

O indivíduo com síndrome de Down tem direitos e deveres legais diferentes das pessoas comuns?

Teoricamente, não, exceto: a família do Down tem direito a receber um salário complementar, quando os pais não estão trabalhando ou registrados. Há também a isenção do IPI em veículos.

Qual a expectativa de vida dos portadores da síndrome? A criança corre o risco de morrer durante a infância? Quais são eles?

É igual a de qualquer outra pessoa: entre 60 e 70 anos. A criança com Down correm os mesmos riscos de morrer durante a infância quanto qualquer criança comum. O único caso no qual o risco de morte é maior é quando a criança apresenta alguma cardiopatia.

Pessoas com síndrome de Down têm a sexualidade exacerbada? Eles podem namorar e casar normalmente?

Não, a sexualidade é exposta, não exacerbada. As pessoas com Down não têm inibição social para traduzir o que pensam ou sentem. Eles podem namorar e casar normalmente, desde que seja dada a oportunidade.

Mulheres portadoras da síndrome podem engravidar? O bebê terá a síndrome? A gestação ocorre normalmente?

As mulheres com Down podem engravidar normalmente. Se elas engravidarem com outra pessoa com Down, as chances de ter um filho Down são de 80%; quando é com um homem normal, este número cai para 50%. A gestação é considerada de risco, já que a futura mãe com Down não entende os cuidados que necessita. Ela deverá fazer uma cesárea, além de ter uma dieta adequada durante toda a gestação.

Consultoria: Dr. Zan Mustacchi, Fernanda e Roberta, é pediatra e faz parte da equipe do site Síndrome de Down.

artigo tirado pg - Amadurecendo com saúde

O que é a Síndrome de Down?

Descrita pela primeira vez em 1866 pelo médico inglês Langdon Down, é causada por um excesso do material cromossômico: em vez de dois cromossomos 21, o feto apresenta três.

Esta trissomia pode ser simples, quando há um cromossomo a mais em todas as células do organismo; mosaico, quando este cromossomo extra aparece em algumas células apenas, ou por translocação, quando o cromossomo 21 está junto de outro cromossomo.
E isso gera diversos comprometimentos:

- Os mais visíveis são as alterações da imagem. Crianças com Down podem apresentar dedos curtos, pregas nas mãos, olhos um pouco mais puxados, orelhas pequenas, além de outras características.

- Hipotonia, ou seja, redução da força muscular, que pode levar a uma lentidão no desenvolvimento motor. 

- Cardiopatias congênitas, ou malformações cardíacas, que, na maioria dos casos, só são resolvidas com cirurgia.

- Pulmão e brônquios são mais fracos, o que predispõe a doenças respiratórias. Outros órgãos também podem apresentar funcionamento irregular. O intestino fica mais ressecado. A vesícula biliar não se contrai adequadamente.

- Os ligamentos são mais frouxos, a criança tem maior flexibilidade. Com isso, corre o risco de as articulações não se manterem estáveis, principalmente as dos pés, joelhos, coluna cervical, coxa e bacia.

- Cerca de 99% das pessoas com síndrome de Down têm problemas de visão e de 10% a 30% apresentam falhas na audição, por isso é indicado fazer avaliações auditivas e oftalmológicas anualmente.

Cuidados necessários

A criança com Down precisa num primeiro momento de fisioterapia, para adquirir força nos músculos, e de fonoaudiologia, para auxiliar no aprendizado da fala e enrijecer a mandíbula. E depois, quando estiver entrando no período pré-escolar, é indicado que tenham acompanhamento de um terapeuta ocupacional e de um psicopedagogo.

Probabilidade

A chance de uma criança nascer com síndrome de Down no mundo é de 1 para 1000 nascidos. Em 100% dos casos, os bebês nascem com algum comprometimento intelectual. Importante levar em conta a idade dos pais. Quanto mais velho ou mais jovem o casal, maior a probabilidade de o filho nascer com a síndrome.

Com quanto tempo de gestação se descobre a síndrome?

Por ser uma alteração genética, é possível descobrir se o feto tem Síndrome de Down antes do parto. Durante a gravidez, o diagnóstico pode ser feito entre a 8ª e 9ª semanas, por avaliação citogenética (constituição genética das células), ou entre a 12ª e 13ª semanas por amniocentese (análise do líquido amniótico). Estes exames são realizados em consultório e levados para análise em laboratório. Já se os pais optaram pela fertilização in vitro, é possível descobrir se o embrião tem a trissomia antes mesmo de ser colocado na barriga da mãe.

Estes exames não são obrigatórios durante o pré-natal. O obstetra pode sugeri-los em famílias de risco, quando a mãe tem idade avançada, quando há outros casos de cromossomopatias ou então quando o ultrassom indica algumas alterações características, que podem ser identificadas entre a 6ª e 8ª semanas.

A dosagem hormonal da mãe também pode indicar alguma alteração no feto. Neste caso, é necessário iniciar uma investigação mais específica, já que apenas 30% das mães com alterações hormonais têm fetos com algum tipo de problema.

Existem diferentes níveis da síndrome?

Não, apenas existem indivíduos diferentes entre si, assim como todos nós. O que determina as diferenças, além do padrão genético, são os estímulos do ambiente em que a criança se desenvolve.

A nutrição, vacinação e educação também têm participação na qualidade de vida da criança com Down, assim como as atividades físicas.

A alimentação merece uma atenção especial, já que o intestino grosso destes indivíduos é mais longo e funciona mais devagar, absorvendo mais nutrientes. As pessoas com Síndrome de Down precisam de alimentos que ajudem o desenvolvimento neural, como peixes com ômega 3 e oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas.

Além disto, eles precisam de minerais e dois metais, cobre e zinco, que podem ser encontrados em carne, ostras e outros alimentos. As crianças com Down não devem ser vegetarianas. Procure oferecer carne de animais jovens, como vitela, e alimentos frescos, sem muitos conservantes.

Site Ápice Down

Pessoal , nosso site do Ápice Down é institutoapicedown.org/site , nosso site está lindo graças ao Luciano nosso pareiro que fez td com muito amor para nós . Obrigado Luciano por tudo , te agradecemos de coração , o site ficou Fantástico ....

bjs ,

Erika Iaropoli

Fotos ...

Jordana e Eu na festa do Dia das Crianças na Bloomp dia 19-10-2011, casa de Festa da Tia Alessandra BLOOMP

Eu , papai e Lucca no Navio dia 19-12-2011

BLOOMP todos na foto

Mamãe , eu , Tia Juliana e a amiga Joana no Guarujá dia 28-01-2011

Tio Sérgio na Galinhada Down , ele um dos odontos do Ápice Down

Mamãe e Tia Paty , minha fisio que eu amo e que me cuida com muito amor

Esse é o Tio Zan um super médico

Esse é o Jesus Flores , professor da Espanha da mamãe , ele tem uma filha com 31 anos com SD , linda igual eu foi uma aula muito legal para a mamãe ela aprendeu muito com ele .

Olha eu ai , mamãe fez um book lindo , faço até pose para as fotos .

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Neurociência ...

Sabe outro dia estava lendo a revista Veja e vi uma neurocientista falando que antes eles achavam que nós nasciamos com um tanto de neurônio e morriamos com o menos neurônios , pois neurônios queimados eram neurônios acabados e hoje esta neurocientista fala da plasticidade e também fala de um menino com metade do cérebro que faz muitas coisas só com a metade do cérebro , ela fala agora devemos imaginar o cérebro como uma massa aonde pode ser moldada e começei a refletir na Bíblia como uma boa leitora , vi que naquele tempo Deus já nos fala que devemos ser vaso de barro para sermos moldado e a neurociencia nem existia , como Deus é perfeito já se falava naquele tempo que o ser humano pode tudo , por um milagre conversando com minha mãe sobre a Veja , a neurocientista da Veja é filha de uma amiga dela e vou falar com ela este ano , quero saber da plasticidade dos neurônios e como posso estimular minha filha , vcs já param para se perguntar o pq o Down é devagar para algumas coisas e em certas respostas são mais rápidos que a gente ? me pergunto isso diariamente se os neurônios deles tem resposta mais lenta , vc já viu um down te dar um fora em um resposta que vc nem imagina , eu com o fico com downs quase todos os dias pois trabalho no Ápice Down , vejo como eles são rápidos para as respostas , para Deus nada é impossivel , quando falo isso não penso em ter uma filha comun em Lorena e sim acredito que para o down não há limites .

Minha florzinha



Dindo , lolo e Lucca



Lolo 1 ano e 11 meses de pura benção ...

A Lolo está com um ano e 11 meses de vida , desde um ano e 4 meses já ficava de pé e andando lateralizando em camas, sofás , mais até hoje tem medo de ficar soltinha , ela levanta sozinha e fica uns minutinhos em pé e logo cai , fica com medo , mais anda bem segurando , segundo a fisio dela ela já anda , mais tem medo de ficar sozinha , acho que logo estará soltinha , ela está falando bem vovó , dá , dedé , sabe que o nome dela é Lorena , ela se identifica , sabe aonde está o nariz, orelha , mãos , pés , faz o pintinho amarelinho direitinho , brinca muito de achou kkkk, fala mama, papa ah e aprendeu a mandar beijo e dar beijo nas pessoas , ela aprende bem rápido as coisas . Bem pessoal o importante é dar adera D3 para o desenvolvimento deles , dou 4 gotinhas p ela todos os dias e procuro balancear sua comida , não deixo que ela como muito para não engordar pois isso dificulta seu desenvolvimento .


bjs Erika Iaropoli

Oi Pessoal

Feliz 2012 , com muito amor e paz para todos nós , bem dia 11-12 fomos para São Paulo , eu , Lucca , Giovanni , Lorena e meus pais , meus tios Sérgio e Cida foram nos buscar no aeroporto e depois fomos encontrar a família toda para almoçarmos , foi ótimo , logo após fomos para o Guarujá , os meninos e a Lolo amaram a praia , ja conheciam , mais agora maiores dá para curtir mais , a Lolo adorou comer areia kkkk , claro que eu não deixava , mais quando ia dar conta já estava lá a boca cheia , dia 19-12 fomos a um passeio de navio por 3 dias no Costa Victória fomos a Ubatuba e Rio de Janeiro , foi ótimo , depois voltamos e passamos o Natal em São Paulo , ano Novo foi no Guarujá na praia , foi ótimo e hoje dia 3 estamos em Franca na casa da Tia do meu esposo , os meninos estão amando a bagunça .


Um grande beijo a todos e voltando a todo o vapor para o blog da Lolo 2012 ...